quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jejum para malhar


Já ouviu falar que praticar exercícios de barriga vazia queima mais gordura? Bazaar pesquisa qual é a forma mais segura de adotar a prática.
POR  Anna Paula Buchala

O que têm em comum os frequentadores do Lapinha SPA e certos praticantes de ioga? Na contramão do que prega o senso comum, eles fazem atividade física com o estômago completamente vazio. No caso dos pacientes do Lapinha, o objetivo é, única e exclusivamente, perder peso. Já os iogues acreditam que o jejum ajuda a livrar o organismo das toxinas e encurta o caminho para atingir a combinação mente-quieta-e-coração-tranquilo. Há um grupo que defende que pular o café da manhã aumenta a queima de gordura, o que ficou provado no maior estudo sobre o assunto, feito na Bélgica e publicado no ano passado. Os opositores argumentam que exercitar-se em jejum compromete o desempenho físico, reduz a performance e sabota todo o esforço, por causa da falta de energia. Graças aos avanços na ciência da fisiologia do esporte, os pesquisadores começam a entender o que de fato acontece no organismo de quem malha sem comer.
Na malhação em jejum, a adrenalina está alta e a insulina, baixa. É o tipo de equação que favorece a queima de gordura pela musculatura. Os músculos, como se sabe, retiram energia dos carboidratos para funcionar. Mas se o organismo não tem reserva de açúcar como combustível, ele parte para a queima de gordura. Vários estudos comprovam que pessoas que se exercitam sem o café da manhã perdem mais peso nos treinos cardiovasculares. Mas um em particular, publicado na edição de abril do Journal of the American College of Sports Medicine, confirmou uma suspeita antiga dos especialistas: ao fazer do jejum um hábito, o organismo passa a queimar não apenas a gordura, mas também as proteínas dos músculos. O resultado? Lá se vai a massa muscular conquistada com tanto suor... Isso acontece porque, quando se está com fome, o organismo entra no modo “sobrevivência”: retira proteínas dos músculos e as transporta para outros órgãos do corpo que farão melhor uso delas. Menos músculos é sinônimo de metabolismo mais lento e… ganho de peso.
“Nossa prática de mais de 40 anos mostra que se perde, sim, mais peso no exercício em jejum”,  explica Marianne Brepohl, diretora de marketing do Lapinha SPA. “Mas também percebemos que isso não vale para todo mundo. Para alguns, prescrevemos um alimento leve antes da caminhada. Em geral, uma fruta”, diz. Certas pessoas sentem tonturas ao praticar uma atividade aeróbica de estômago vazio por causa da glicemia baixa. E quando o assunto é alimentação e atividade física, a regra básica é ouvir o próprio corpo.
“O melhor horário para treinar sem comer é até as 8h30 da manhã, quando o organismo ainda tem um estoque de combustível”, ensina o personal trainer Otávio Benatti, da academia Competition, em São Paulo. Segundo ele, a atividade aeróbica nessas condições não pode ser superior a 45 minutos e nem ultrapassar 75% da frequência cardíaca máxima. “Com relação aos treinos de musculação, ainda não há estudos suficientes para justificar fazê-los de estômago vazio”, diz. Mas se sua meta é emagrecer, por via das dúvidas, guarde a barrinha para depois. Uma visão bem equilibrada sobre esse assunto vem de especialistas em fisiologia do exercício da Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Eles lançaram, recentemente, uma pesquisa sugerindo que o ideal é alimentar-se de uma a duas horas antes do exercício. É tempo suficiente para não malhar de estômago cheio nem correr os riscos de treinar com fome.
Outra dica partiu dos treinadores que acompanham corredores profissionais. Um treino de corrida semanal sem café da manhã ajuda a queimar gordura. Nos outros dias, vale abusar dos carboidratos na primeira refeição, o que ajuda a malhar com mais intensidade. “Coma carboidratos complexos,  como pães, massas e cereais integrais uma hora antes de se exercitar”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição. “Se tiver 30 minutos para a refeição pré-treino, recomendam-se carboidratos de rápida absorção, como frutas ou pão branco”, diz. 
Há pelo menos um consenso entre os especialistas entrevistados: fazer uma boa refeição depois de malhar é crucial. Uma pesquisa que acaba de sair do forno revela que quem se alimenta até 30 minutos depois de treinar come menos e melhor! 

 Divulgação Harper's Bazaar - edição setembro 2012

4 comentários:

  1. Eu já tinha lido à respeito, mais não aguento, meu treino é muito pesado e se eu fizer sem comer me sinto fraca.
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  2. Bah, estou precisando desse tipo de treinamento, correr e ficar em jejum, estou gorda demais.
    Obrigada pela dica.
    Tenha uma ótima noite

    ResponderExcluir
  3. Noossa amiga, se fosse em outros tempos eu até ia aderir, mas no máximo o que eu faço é caminhar, vou tentar praticar em jejum o problema será depois vou comer um boi pela perna, como se diz por aqui, ehehe, obrigada por divulgar, adoro essas dicas, bjinhos Grasi,um dia bem lindo prá ti.

    ResponderExcluir
  4. Oi Grasi, é meio complicadinha a equação, estou tomando meio copinho de iogurte antes de caminhar, não gosto de sair em jejum.

    bjuuu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, responderei qualquer pergunta ou esclarecimento aqui mesmo, ok... utilize esse espaço para seus comentários referentes aos posts do Adoro Lilás....propagandas e spams não serão aceitos...Grata Grasiela